domingo, 15 de agosto de 2010

"O novo profissional da educação integrará melhor as tecnologias com a afetividade, o humanismo e a ética. Será um professor mais criativo, experimentador, orientador de processos de aprendizagem. Será um profissional menos falante, menos informador e mais gestor de atividades de pesquisa, experimentação e projetos."  (MORAN)
Você concorda com as ideias de Moran? Estamos, de fato, preparados para lidar com este aparato tecnológico que nos cerca?

4 comentários:

  1. Concordo plenamente com as ideias de Moran. O professor deixará de ser um transmissor de conhecimentos para ser um mediador do processo de ensino/aprendizagem. Porém, muitos ainda não se sentem preparados para integrar as novas tecnologias à sua prática pedagógica e, por isso, é preciso que haja mais investimentos em cursos de formação continuada. Quando todos nós estivermos preparados, haverá uma transformação na educação do nosso país! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Abraço!
    Com certeza, concordo com as ideias de Moran! Pois o professor mero transmissor de conhecimento está ultrapassado, pois as tecnologias há muito já fazem isso. O que nos falta é perceber isto. O professor além de mediador do processo cognitivo, onde o aluno reconstroi o conhecimento, ele deverá ser um motivador para que o aluno saiba participar desse processo. E nada mais motivador que as TIC em pleno século XXI.
    Amei esta frase de Moran, ainda mais quando diz que o professor deverá ser menos falante. Pois, pois por isso existem tantos professores com as cordas vocais prejudicadas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a visita de vocês neste espaço de reflexão. E aproveito o ensejo para dizer que nós, enquanto participantes deste curso, já somos alguns a mais para provocar essa transformação de que tanto precisamos e, assim, darmos uma cara nova a educação em nosso país.

    ResponderExcluir
  4. O professor precisa se preparar para a utilização das novas tecnologias, não haverá mais espaço para o profissional resistente. Parabéns pelo blog, bjs.

    ResponderExcluir